Museu da Presidência da República de Portas Abertas

Palácio de Belém
08 de Outubro de 2004


O Museu da Presidência da República, localizado no Palácio de Belém, vai abrir as suas portas gratuitamente aos visitantes nos dias 9 de Outubro (entre as 10 e as 17 horas) e 10 de Outubro (das 10 às 16 horas). A exposição permanente, vai permitir conhecer a instituição presidencial, o Palácio de Belém e as figuras que ocuparam o lugar de Presidente da República. A cada hora irá decorrer uma visita guiada ao Palácio de Belém e Jardins, acompanhada por um técnico especializado, bem como às três exposições temporárias que irão itinerar pelo país durante o ano de 2005.

Os carros dos Presidentes - uma exposição antológica, ocupa o Pátio dos Bichos, dando a conhecer algumas viaturas e caleches onde circularam antigos Chefes de Estado, de Manuel de Arriaga a Américo Tomás. O Palácio de Belém – uma exposição de fotografia, da autoria de José Manuel, traz alguns pormenores da residência oficial do Presidente da República ao espaço recuperado das antigas jaulas onde antes se encontravam tigres e leões. Finalmente nos antigos viveiros do Jardim da Cascata, Os Poderes do Senhor Presidente – um filme de animação, realizado por Abi Feijó, integra igualmente a exposição de cartoons de Luís Silva, que traz uma visão bem humorada e pedagógica sobre as funções que cabem ao Presidente da República.

A partir de terça-feira, o Museu passará a estar aberto de terça a domingo das 10 às 18 horas, sendo o preço normal de 2,50 €, estando prevista uma grande diversidade de descontos.

museu.presidencia.pt