NOTA INFORMATIVA CSDN


21 de Outubro de 2004


O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu em sessão ordinária, tendo analisado a situação das Forças Armadas que se encontram em missões de paz no estrangeiro. O Conselho, considerando a evolução da situação internacional, avaliou a política relativa às Forças Nacionais Destacadas para o ano de 2005, tendo aprovado a proposta, apresentada pelo Governo, sobre a prioridade de empenhamentos no âmbito da NATO, da União Europeia e de missões de paz das Nações Unidas, seguindo-se a comunicação da matéria à Assembleia da República. O Conselho foi informado e debateu a proposta apresentada, em conformidade com a Lei de Defesa Nacional e das Forças Armadas, pelo sr. Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, sobre as missões das Forças Armadas e seus sistemas de forças, na sequência das orientações constantes dos Conceitos Estratégicos, aprovados em 2003 e no início deste ano.

O Conselho aprovou a proposta do Governo.

O Conselho confirmou as seguintes promoções e nomeações:

- Na Marinha, a vice-almirante, o contra- almirante Manuel Raúl Ferreira Pires ; a contra-almirante, os capitães-de-mar-e-guerra Valdemar Goulart Porto, Francisco Manuel Saldanha Junceiro, João José Ferreira Rodrigues Cancela e Ilídio Cardoso Pais Loureiro

- No Exército, a tenente-general, o major-general Luís Nelson Ferreira dos Santos; a major-general, os coronéis António José Marques Pires Nunes, Artur Neves Pina Monteiro, Jorge Duro Mateus Cardoso, Fernando Constantino Pinto da Silva, José Ribeirinha Diniz da Costa, Dário Fernandes de Morais Carreira e Luís Miguel de Negreiros Morais de Medeiros; a graduação em major-general do coronel Manuel António Meireles de Carvalho.

- Na Força Aérea, a tenente-general, o major-general Artur Manuel Garcia Ribeiro Proença Prazeres; a major-general, os coronéis Carlos José Tia, José Joaquim Ramos Tareco e Fernando Martinho Ramos da Silva Dias.

- Exoneração do vice-almirante António João Neves de Bettencourt do cargo de vice-chefe do Estado-Maior da Armada e nomeação do vice-almirante João Manuel Lopes Pires Neves para o substituir naquele cargo.

Lisboa, 21 de Outubro de 2004