Mensagem Telegráfica dirigida ao Presidente do Conselho Legislativo Palestiniano pelo Presidente da República Portuguesa

Lisboa
11 de Novembro de 2004


Foi com profunda consternação que tomei conhecimento da morte do Presidente Yasser Arafat. Nesta hora de luto, dirijo-me a Vossa Excelência, para apresentar ao Povo Palestiniano, em nome do Povo Português e no meu próprio, os sentimentos do nosso profundo pesar, pedindo-lhe que se digne transmitir à Família enlutada a expressão das nossas sinceras condolências e sentida solidariedade.

O Presidente Arafat foi um líder histórico que, ao longo de várias décadas de actividade política, se afirmou como o pai da nação palestiniana, que em grande parte se formou e se projectou no plano internacional graças à sua acção pessoal. Sempre orientado pela defesa dos interesses do seu povo, Yasser Arafat, embora não tenha logrado atingir todos os seus objectivos políticos, conseguiu, mesmo assim, ver por todos reconhecido o princípio de que os palestinianos têm direito ao seu próprio Estado.

Durante a sua longa carreira política, mantive diversos contactos com o Presidente Yasser Arafat, tendo sempre testemunhado não só a sua determinação pessoal para a defesa intransigente da causa palestiniana, como o grande apreço que tinha para com Portugal. O Presidente Arafat conheceu bem a atenção que os portugueses dedicavam à situação na Palestina, o que contribuiu decisivamente para o bom relacionamento, desde sempre existente, entre Portugal e a nação palestiniana.

Renovando a Vossa Excelência a minhas sinceras condolências, peço-lhe que aceite os protestos da minha mais alta consideração e estima


Jorge Sampaio