NOTA INFORMATIVA CSDN

Lisboa
23 de Junho de 2005


O Conselho Superior de Defesa Nacional reuniu em sessão ordinária, tendo sido a primeira reunião em que os novos membros, pertencentes ao actual Governo, tomaram parte.

Aproveitando esta circunstância e as particularidades da situação política em geral, tanto interna como externa, o Sr. Ministro da Defesa Nacional teve ocasião de fazer uma exposição sobre aspectos muito importantes relativos à defesa nacional, que se situam nas áreas da competência consultiva deste Conselho.

As questões que foram expostas estão a ser objecto de decisões e de projectos do Governo, para posterior apreciação na Assembleia da República, dizem respeito a opções de reestruturação no âmbito da defesa nacional e das forças armadas, a aspectos de gestão de pessoal e do orçamento, à revisão da lei de programação militar e à situação das forças nacionais destacadas em missões no estrangeiro, em regiões da Europa e da Ásia.

O Conselho, no âmbito das suas competências administrativas, confirmou:

- A promoção a tenente-general, dos majores-generais Mário de Oliveira Cardoso, do Exército, e Carlos Manuel Freitas de Castro Leal, da Força Aérea.

- A promoção a major-general, dos coronéis do Exército, Luís Manuel dos Santos Newton Parreira e Joaquim de Aguiar Pereira Cardoso

- a exoneração do tenente-general Ferreira do Amaral do cargo de Comandante Operacional das Forças Terrestres e a nomeação do tenente-general Oliveira Cardoso para o substituir naquele cargo.

Lisboa, 23 de Junho de 2005