Ordens Honoríficas atribuídas no Dia Internacional da Mulher

Palácio de Belém
11 de Março de 2000


ORDEM MILITAR DE SANTIAGO DA ESPADA


COMENDADORA

Prof. Doutora Lúcia Lepecki
Pela qualidade e rigor no desenvolvimento do seu trabalho no âmbito de investigação e análise dos textos literários, com uma ampla perspectiva cultural que constituíram um importante traço de união entre Portugal e o Brasil.

ORDEM DO INFANTE D. HENRIQUE


GRÃ-GRUZ

Prof. Doutora Maria Manuela Silva
Pelo mérito da sua vasta obra científica, pioneira no domínio dos problemas da pobreza, e pela defesa da igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.


GRÃ-GRUZ

Drª Maria Teresa Paulo Sampaio da Costa Macedo
Pelo mérito da sua acção na defesa de causas sociais relevantes, e, em particular, na defesa da família, sendo fundadora da Confederação Nacional das Associações de Família, da qual é a Presidente.


GRANDE-OFICIAL

Drª Helena Vaz da Silva
Pelo seu notável desempenho no domínio da cultura e pelo trabalho realizado, em duas décadas, no Centro Nacional da Cultura; e pelo contributo, enquanto deputada ao Parlamento Europeu, na divulgação da cultura na Europa.


GRANDE-OFICIAL

Maria Germana Tânger
Pela sua actividade meritória, desenvolvida quer na formação de actores, quer como actriz e divulgadora cultural, em especial da poesia portuguesa.


COMENDADORA

Profª Doutora Helena Maria de Oliveira Freitas
Pelo mérito da sua vasta obra científica, espalhada por todo o mundo no domínio do ambiente e pela sua actividade associativa em prol da Conservação da Natureza e salvaguarda de equilibrios ambientais básicos, através da Liga da Protecção da Natureza, da qual é presidente.


COMENDADORA

Maria da Graça Salema de Castro
Pela meritória acção em prol do desenvolvimento comunitário dos mais carenciados, em Tormes, que se consagrou na criação dum movimento associativo e, por sua vez, na Fundação Eça de Queiróz.

COMENDADORA

Jornalista Teresa de Sousa
Pelo conjunto do seu trabalho jornalístico, pela sua relevância e consistência, nomeadamente na defesa da causa europeia e do relacionamento entre os povos.

ORDEM DA LIBERDADE

COMENDADORA

Drª Ana Filgueiras
Por uma vasta e reconhecida obra de defesa dos Direitos das Crianças, tendo criado em vários países organizações de apoio a crianças de risco.


COMENDADORA

Drª Pascuela Barreto dos Santos
Pela sua acção em defesa da causa timorense, e em defesa dos Direitos Humanos, em particular dos Direitos das Mulheres e Crianças timorenses.


ORDEM DO MÉRITO


GRÃ-GRUZ

Fernanda Pires da Silva
Por uma actividade muito significativa na promoção dos Direitos das Mulheres e pela defesa do associativismo empresarial feminino no plano nacional e internacional.


GRANDE - OFICIAL

Drª Maria da Graça Pinto Braga Heitor Catarino
Por uma vasta e inovadora obra no plano assistêncial, tendo criado e apoiado inúmeros projectos de apoio aos idosos.


COMENDADORA

Drª Aurora Fonseca
Pela meritória acção desenvolvida em prol das mulheres e das crianças, designadamente ao nível da informação e da adaptação do sistema jurídico.


COMENDADORA

Drª Maria Emília Barradas de Noronha
Pelo mérito da sua acção como percursora das universidades para a terceira idade, concebidas como espaços de formação ao longo da vida e formas de estímulo à participação cultural e cívica dos idosos.

COMENDADORA

Maria Helena André
Pela sua dedicação à causa de defesa dos trabalhadores, tanto no plano nacional como europeu.


COMENDADORA

Drª Laurinda Alves
Pelo valor e qualidade do seu trabalho no âmbito da Comunicação Social, com particular dedicação às questões relacionadas com a criança, distinguindo-se na defesa dos direitos da criança.


COMENDADORA

Maria Manuela Rilvas
Pela meritória acção, em mais de duas décadas dedicadas ao voluntariado, ao serviço da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no combate ao Cancro em nome da vida e da dignidade de cada um.

COMENDADORA

Teresa Maria Jardim Janz Guerra
Pelo mérito do trabalho que desenvolveu na protecção social dos trabalhadores da sua empresa, criando e mantendo estruturas de apoio à infância e à família, reveladoras de uma grande consciência social.


OFICIAL

Maria Rosa Santos Silva Teixeira
Por uma longa actividade no âmbito da Associação de Moradores e dos projectos em favor da população do Bairro do Aleixo.


ORDEM DA INSTRUÇÃO PÚBLICA


GRANDE-OFICIAL

Profª Doutora Maria Teresa Ferreira Soares Mendes
Pelo valor e qualidade do trabalho desenvolvido em prol da valorização do património da Universidade de Coimbra, onde se evidência o processo de construção do Polo II.


COMENDADORA

Drª Maria Catalina Pestana
Por uma actividade muito significativa na prevenção da toxicodependência no meio escolar; na educação para a saúde e na eliminação da exploração do trabalho infantil.

COMENDADORA

Profª Doutora Maria Manuel Leitão Marques
Pelo mérito na área dos estudos Económico-Sociais, em que é doutorada e investigadora, tendo co-recebido o prémio Gulbenkian de Ciência, no ano de 1996.