Nota à imprensa - Carta ao Presidente do Comité Olímpico


26 de Setembro de 2000


Exmo. Senhor
Presidente do Comité Olímpico Português
Com. Vicente de Moura

Passada que está a primeira semana da vossa aventura olímpica quero, na pessoa do Presidente do Comité Olímpico Português, transmitir-vos, uma vez mais, uma palavra de grande estima e amizade.

Para todos aqueles que já completaram a sua participação em Sydney, a minha admiração pela maneira como se bateram na dignificação das cores nacionais; afinal de contas Sydney não é o fim, mas um novo ponto de partida.

Para os atletas que ainda vão competir nestas Olimpíadas uma palavra de estímulo e o desejo de que tudo vos corra à medida dos vossos desejos, que são também os nossos.

As medalhas, que felizmente também já temos, são apenas uma das metas, porventura a mais ambicionada, de todos quantos participam nos Jogos. Mas convém não esquecer o espírito universalista que inspira, cada quatro anos, esta gigantesca reunião desportiva. A vossa presença, como tive oportunidade de vos transmitir antes da partida, é já motivo suficiente de orgulho.

o exemplo e a dedicação têm que prevalecer sobre qualquer tipo de contabilidade. O espírito Olímpico a isso nos obriga.

Quero enviar um abraço amigo para todos vós. Permitam-me, no entanto, que envie uma saudação especial a Nuno Delgado, o Miguel Maia e o João Brenha e, ainda, para a Manuela Machado. Razões diferentes, como facilmente se compreende mas, afinal de contas, a mesma razão: a dedicação, a vontade e o sacrifício de toda a nossa equipa. Não se pode pedir mais!