Declaração do Presidente da República sobre a Situação Política na Jugoslávia

Nota à Imprensa - Situação Política na Jugoslávia


06 de Outubro de 2000


A queda de Milosevic é uma grande vitória da democracia. Afluindo maciçamente às urnas e erguendo-se para defender o resultado das eleições, o povo da Jugoslávia deu um passo essencial para conquistar a liberdade democrática e romper o isolamento a que o seu país estava votado.

Milosevic foi o principal responsável pelas guerras que desfiguraram a antiga Jugoslávia na última década. Estou em crer que o seu afastamento constitui uma grande oportunidade para a traumatizada região dos Balcãs iniciar uma nova época de paz, de democracia e de prosperidade.

Sempre acreditei que a democracia é a chave para a paz e a reconciliação nos Balcãs. A intenção manifestada pela União Europeia de levantar as sanções à Jugoslávia é sinal claro de que estamos prontos a trabalhar de forma construtiva com o Presidente eleito Kostunica e as novas autoridades para consolidar a democracia na Sérvia e no Montenegro, para alcançar a paz e a estabilidade nos Balcãs e para, progressivamente, aproximar a Jugoslávia das instituições euro-atlânticas.

A tarefa não será fácil. O pesado fardo moral, político e económico legado por Milosevic prenuncia uma transição democrática não isenta de dificuldades e de tensões. É importante por isso, que esta transição decorra com a máxima serenidade.

Neste momento de alívio e esperança para a nação sérvia e para toda a região, quero endereçar as minhas calorosas saudações ao Presidente eleito Kostunica e dirigir ao povo sérvio, que corajosamente escolheu a liberdade, uma mensagem de solidariedade e de confiança no triunfo da justiça e da democracia.