Nota à Comunicação Social - Euro 2004

Palácio de Belém
03 de Março de 2002


Como é do conhecimento público, Portugal, enquanto País organizador do Campeonato da Europa de Futebol de 2004 e na sequência de uma candidatura que suscitou um largo apoio nacional e saiu vencedora no confronto com outras, assumiu compromissos internacionais que lhe compete honrar. Entretanto, algumas obras previstas nesta fase de preparação do Euro 2004 foram, recentemente, objecto de polémica entre responsáveis autárquicos e dirigentes de clubes.

Esta situação já originou dúvidas sobre a capacidade portuguesa de cumprir os compromissos referidos.

O Presidente da República tem acompanhado de perto, como lhe compete, a situação, mantendo contactos com o Governo, com os responsáveis autárquicos e com os responsáveis institucionais pela boa execução dos planos preparatórios do Euro 2004.

No quadro dos contactos para esse efeito estabelecidos, o Presidente da República agendou para o próximo dia 6, quarta-feira, um conjunto de reuniões com os intervenientes directos neste processo para, definitivamente, se inteirar de todas as informações disponíveis.

Na sequência da declaração que fez no passado dia 28 de Fevereiro, o Presidente da República apela a todas as partes envolvidas, no sentido de manterem um clima que possibilite uma ponderação serena dos problemas. É também desejável, no actual contexto político, que uma questão desta natureza, envolvendo o nome do País perante instâncias internacionais, não seja objecto de querela partidária.