Nota informativa do CSDN

Palácio de Belém
04 de Junho de 2002


O Conselho Superior de Defesa Nacional realizou hoje uma sessão ordinária, a primeira desde a abertura da 9ª Legislatura e desde que o actual Governo se encontra em funções.

O Conselho confirmou as promoções a oficial-general que seguidamente se indicam, num quantitativo pouco habitual, promoções que se destinam a preencher vagas, entretanto ocorridas, em resultado da transição para a situação de reserva de um número muito significativo de oficiais, nos últimos seis meses, e também à movimentação resultante das alterações em cargos de chefia, em especial na Marinha:

- a vice-almirante, os contra-almirantes: Francisco da Franca Duarte Lima, Carlos António David da Silva Cardoso, João Manuel Lopes PiresNeves, Henrique Alexandre Machado da Silva da Fonseca e António Carlos Rebelo Duarte.

- a tenente-general do Exército, o major-general Manuel Fernando Vizela Marques Cardoso.

- a contra-almirante, os capitães-de-mar-e-guerra: Rui Manuel Rodrigues de Abreu, Manuel Raúl Ferreira Pires, Rui Cardoso de Telles Palhinha, Fernando Manuel de Oliveira Vargas de Matos e Fernando José Ribeiro de Melo Gomes.

- a major-generaldo Exército,os coronéis Aníbal José Rocha Ferreira da Silva, Carlos António Alves, António Duarte Mendes Correia, José Carlos Mendonça da Luz, Fernando Pereira dos Santos Aguda, António Manuel Oliveira de Figueiredo, António José Afonso Lourenço, Joaquim dos Reis e Anselmo de Jesus Silva.

- a major-general da Força Aérea, os coronéis José Manuel Pereira Nunes, José Maria Pessoa, Fernando Louzeiro Pires e Manuel António Lourenço de Campos Almeida


O Conselho confirmou também a nomeação, pelo Sr. Ministro da Defesa Nacional, do Sr. vice-almirante Vidal Abreu para o cargo de Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada, em substituição do vice-almirante Mota e Silva, que é exonerado.

O Conselho analisou ainda a situação das Forças Armadas destacadas em missões no estrangeiro e as perspectivas de evolução, não só quanto àduração dessas missões, como dos efectivos a manter e de hipóteses de alterações organizativas das tropas e das próprias estruturas.