Nota à Imprensa - Dia Mundial da Luta Contra a Sida

Palácio de Belém
28 de Novembro de 2002


Para assinalar este dia, o Sr. Presidente da República, que elegeu como um dos temas prioritários da sua magistratura a problemática da SIDA, participa em duas iniciativas:

29 Novembro - Antecipando o Dia Mundial da Luta Contra a Sida (1 de Dezembro), visita o Hospital Joaquim Urbano (Porto), especializado na área da infecciologia (sida e doenças do foro pneumológico). Programa em anexo.

1 Dezembro - Participa no programa especial da RTP - "Sempre pela Vida"-, em que conversa com jovens de escolas de todo o país sobre a temática da Sida. O programa será emitido na RTP 1, às 21h15m, após o telejornal.


Iniciativas Presidenciais

Sendo a temática da SIDA uma das prioridades do Sr. Presidente da República, ficam as iniciativas já ocorridas neste segundo mandato:

14 de Março de 2001: reunião com investigadores e técnicos do sector. Tópicos desta reunião: a dimensão do problema e a sua causalidade, a prioridade a conceder às campanhas de prevenção, a necessidade de avaliar a efectividade das diversas intervenções e investimentos, a coordenação intersectorial, a formação de técnicos e de professores, o incentivo à investigação, a situação em África e o caso particular dos PALOP;

18 de Junho de 2001: reunião com cerca de duas dezenas de ONG que desenvolvem a sua actividade, parcial ou total, no campo da SIDA, e que deram conta dos seus projectos, dos seus resultados e das suas dificuldades. Tópicos desta reunião: a discriminação e a exclusão social de seropositivos e de pessoas que vivem com SIDA, a necessidade da sua participação na busca de soluções respeitadoras da dignidade e da cidadania; o papel das ONG e do voluntariado; o reforço do investimento social, em especial a luta contra a pobreza, como um elemento fundamental na prevenção; o peso da toxicodependência;

19 de Novembro de 2001: Seminário, em Lisboa, sobre HIV/SIDA e Direitos Humanos. Tópicos deste seminário: o papel da sociedade civil; o papel do Estado: a cooperação intersectorial e internacional; da exclusão à inclusão.

21 de Novembro 2002: Promoveu primeiro encontro entre todos os membros do Conselho Consultivo de Comissão Nacional da Luta contra a Sida. (Lisboa, Palácio Nacional da Ajuda). Objectivos: contributo para delinear estratégia de Luta contra a Sida para 2004/2006; audição de parte de sectores muito importantes envolvidos nesta temática (ong`s, doentes, clínicos, epidimologistas, técnicos).


Internacional

25 de Junho de 2001: Participação na Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre SIDA. A declaração final identificou um conjunto de objectivos de intervenção colectiva e sublinhou a liderança como factor essencial para a concretização desses objectivos;
.
11 de Julho de 2002: Participação na Conferência Internacional sobre SIDA, em Barcelona, que pretendeu envolver líderes mundiais nas decisões sobre SIDA. Tópicos da intervenção: definir as formas da liderança política poder ser eficaz na luta contra a SIDA.