Mensagem de SEXA PR por ocasião do Alargamento da União Europeia a dez novos Países Candidatos

Palácio de Belém
13 de Dezembro de 2002


O alargamento da União Europeia a mais dez países, hoje formalmente decidido no Conselho Europeu de Copenhaga, constitui uma decisão histórica que consagra a iminência da reunificação do continente europeu. Dobrámos assim um cabo difícil da nossa história contemporânea ao encerrarmos um ciclo iniciado com a queda do muro de Berlim, em 1989. A Europa está hoje mais próxima de ser um marco decisivo do século XXI.

O alargamento é uma oportunidade histórica única que não deve ser posta em causa pelos desafios que naturalmente coloca a todos. Estou certo de que os portugueses reconhecem nesta decisão a mesma oportunidade e os mesmos sinais de esperança que nós próprios vivemos aquando da nossa adesão. Estou também confiante de que saberemos, com determinação e sentido nacional, vencer os reptos que temos pela frente no âmbito da nova União alargada.

A Europa é a aposta certa no futuro. Um futuro melhor passa por uma Europa reunificada e por uma Europa cada vez mais coesa e solidária. Alargar a União é também e sobretudo estar empenhado em construir um espaço de paz, de democracia, de justiça, de estabilidade, de segurança e de prosperidade partilhado por todos.

Torna-se agora ainda mais indispensável que os europeus reforcem os laços entre si, se solidarizem no seu destino comum, que sintam e vivam a aventura europeia como uma oportunidade e um desafio em que da união de todos resultará a força de cada um.